quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Algumas Notas Sobre A Letra "A"- Noções Etimológicas

"A", Par uns, o nome de letra tem origem latina e corresponde à designação obtida do som da vogal inicial de alpha, pela transcrição latina do nome grego da mesma letra, que por sua vez é de provável origem fenícia, é contudo possível que se trate de reprodução do som tónico e aberto da mesma letra.
"A1", artigo. Do latim illa- veio ella ela, que, em posição proclítica, perdeu a silaba inicial, donde o português arcaico la, cujo l inicial desapareceu em consequência da sua frequente intervocálica na frase ( Leite de Vasconcelos, lições2, páginas 58-59); artigo definido, Em 1101: "...de mia matre de ipso regu que uen por a uarcena...", em Documentos Medievais Portugueses,publicados pela Academia Portuguesa de História, III, página 16.
"A2", pronome. Explicação semelhante à anterior.
"A3", preposição. N maioria dos casos do latim ad, "para", como em ir a casa de F." ou ir à de "F." (à = a, preposição + a, pronome), embora noutros haja influencia do latim, a ou ab, como em "fugir a", "escapar a", " subtrair-se a". Não será impossível que em frases como " combater à espada", "trabalhar à mão", se verifique vestígios franceses, de frases do tipo "jouer à laballe", "se sauver à la nage"; neste caso a origem mediata da preposição a seria o latim apud. Em 870:"Pariat due libra auri bina talenta et a domno qui illa terra imperauerit aliud tantum".
Notas:
Etimologia - Parte da gramática que trata da origem e formação das palavras.
Proclítica - Gramática, palavra que, anteposta a outra parece formar com esta uma só, perdendo o seu acento.

Sem comentários:

Enviar um comentário