quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A Letra Bb

A letra B é a segunda letra do alfabeto latino. No alfabeto cirílico equivale ao fonema do V latino. É dito bê e o seu plural é bês.
História
O símbolo utilizado para representar a letra B começou por ser, com alguma probabilidade, o pictograma da planta térrea de uma casa, presente nos hieróglifos egípcios ou no alfabeto protosemítico.Tendo sofrido diversas alterações até alcançar a forma do B romano.
Cerca de 1500 a.C:, os fenícios deram à letra um aspecto linear, o que serviu de base às formas posteriores, aparecia com linhas arredondadas ou rectilíneas. O seu nome aproximava-se do do beth hebreu.
Na Grécia antiga, ao adoptarem o alfabeto, mudaram-lhe o nome para beta.
Nas primeiras inscrições conhecidas, as curvas aparecem voltadas para a esquerda, porém, no alfabeto grego mais tardio, já se encontram viradas para a direita.
Os etruscos trouxeram o alfabeto grego para Península Itálica, não alteraram a letra.
Os romanos viriam a utilizar esse alfabeto para escrever o latim. A letra foi preservada no alfabeto latino, que é utilizado na escrita de diversas línguas.
Topografia
A moderna letra b, minúscula. apareceu na época romana mais tardia, quando os escribas começaram a omitir a curva fechada superior da letra maiúscula.
Fonética
É uma consoante bilabial oclusiva sonora.
Significados de B
-B: boro ( símbolo químico do boro)
-B: notação par o bispo, no jogo do xadrez
-B: abreviatura de byte (b é a abreviatura de bit)
-B: constante de Brun
-B: um dos grupos sanguíneos
-B:(música) nota musical si em algumas línguas (por ex.: inglês e alemão)

Sem comentários:

Enviar um comentário